top of page

Breves notas biográficas

Conclui o ensino secundário no Liceu Nacional de Leiria (atual Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo).

É-lhe oferecida uma bolsa de estudo para a República Popular da Bulgária. Neste país frequenta o curso de língua búlgara e conclui em 1982 a licenciatura em Cultura Física, com a primeira especialidade de Cinesioterapia e Reabilitação funcional e a segunda especialidade em Pedagogia da Educação Física.

É convidado a ingressar no curso de Doutoramento. Desenvolve atividade profissional e investigação no Instituto Científico de Ortopedia e Traumatologia, em Sófia. Trabalha no Gabinete de Diagnóstico Funcional da Mão, na Clínica de Reabilitação e na Clínica da Mão, com os Professores Doutores Stefan Bankov, Ivan Matev, Ivailo Kalchev, Georgi Karanashev e Boris Sokolov.

Desenvolve estudos nas áreas da reabilitação pós lesão dos tecidos moles do joelho e principalmente na reabilitação pós traumática da mão. Defende a tese de doutoramento em junho de 1987, perante um juri composto por 23 científicos, tendo obtido aprovação por unanimidade (grau máximo).

A tese de doutoramento tem o título: "A cinesioterapia no tratamento das lesões traumáticas dos nervos periféricos do membro superior".

Após o seu regresso a Portugal e depois de um complexo processo de reconhecimentos, desenvolve atividade profissional na Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte - Marinha Grande e em alguns centros médicos e gabinetes de reabilitação.

Tem lecionado as disciplinas de Educação Física, Introdução à Educação Física, Gestão de Instalações Desportivas, Anatomia, Estudo do Movimento, Massagem Corporal, Noções de Aromaterapia e Fitoterapia, Massagem Californiana, Massagem Desportiva e Quick Massage. Participou na formação de técnicos do Hospital S. Francisco - Leiria.

É formador de professores (Centro de Formação LEIRIMAR), com ações desenvolvidas na área das expressões e da construção de recursos em educação física.

É coordenador do Departamento de Expressões e membro do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

Responsável pelo Projeto A-Ventura e pelo MIMUS - Gabinete de Bem-Estar na Escola Calazans Duarte.

Atividade artística

Membro fundador do grupo Estrela Vermelha (1975) e autor de grande parte das letras e músicas do repertório do grupo. Participou em diversas iniciativas do movimento "Canto livre" e nas Campanhas ALFA, de alfabetização.

Membro fundador do Grupo Barraca (1976-1987), um dos projetos que mais terá divulgado a música portuguesa na R. P. Bulgária.

Membro dos projetos musicais Taramela e Pregão d'Alma (1990-1993), para a animação de eventos.

Magister da TUNAVAIS - Tuna Académica da polo da Universidade Lusófona na Marinha Grande (1994-1999).

Fundador do projeto Tocándar (1999) e seu diretor artístico.

Atividade associativa

Foi Representante Geral da Organização Nacional dos Estudantes Portugueses na Bulgária.

Fundador da Associação Tocándar.

Co-fundador da MOHER - Associação para o Desenvolvimento de S. Pedro de Moel.

Criador do projeto RIPA - Rede de Ideias, Projetos e Artes da Marinha Grande.

Co-fundador da Asscoiação Arioso - Conservatório de Artes da Marinha Grande.

Ideias e Projetos (clic na figura)

tojas.jpg

Estrela Vermelha

Estavamos em 1974, nos meses a seguir à Revolução dos Cravos. O recém fundado Grupo Desportivo e Recreativo das figueiras - Marinha Grande, organizava no salão do Sport Império Marinhense o seu Primeiro Festival da Canção. Um grupo de jovens, influenciado pelo movimentos Canto livre, decidiu criar o Estrela Vermelha, para participar no festival. As canções que levámos a concurso foram "Baluarte do Trabalho"  Ó Marinha tu és grande". A canção "Baluarte do Trabalho" venceu o festival, o que veio aumentar as responsabilidades do grupo, que passou a ter uma actividade muito intensa.

Grupo Barraca

No dia 1 de outubro de 1976 tive o privilégio de, com uma bolsa de estudo, rumas à então República Popular da Bulgária, onde iria viver 11 anos. Lá chegado, com outros estudantes portugueses, fundámos o Grupo Barraca. Os nossos objetivos eram a divulgação da música e cultura portuguesas. Num horizonte de onze anos, foram muitas centenas os espetáculos realizados e algumas dezenas as participações em programas de rádio e televisão. Cantando sempre em português.

Tunãvais - Tuna Académica do ISDOM/ISHT (Universidade Lusófona) - Marinha Grande

Tendo iniciado a sua actividade com composições do cancioneiro tradicional português, rapidamente evoluiu para composições mais características das tunas académicas e da vida estudantil. Desenvolveu a sua actividade entre 1994 e 1999.

Tocándar

Nos últimos meses do ano 1999 iniciei o trabalho de constituição de um grupo de percussão, que viria a realizar o seu primeiro ensaio em janeiro de 2000.

Esta é uma das maiores paixões da minha vida, que está mais bem documentada aqui: www.tocandar.com

bottom of page